Universidade de São Paulo

IAG-USP

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Férias com Mais Estrelas

Quer uma opção diferente para as Férias de Julho? Participe do Evento "Férias com Mais Estrelas"!

 

Férias com Mais Estrelas

 

 

Agendamento AQUI

 

Programação

de 11 a 16 de Julho

 

Dia 11

  • 10:30 – Oficina: A Vida das Estrelas (Acima de 10 anos)
  • 14:30 – Oficina: Bolo Geofísico (Livre) /Oficina: Pintando Nebulosas (Livre)
  • 18:30 as 22:30 – Observações Noturnas

 

Dia 12

  • 10:30 – Oficina: Geologia dos Planetas (Acima de 12 anos)
  • 14:30 – Bordando Constelações (Acima de 10 anos) / Oficinas: Pintando Planetas (Livre)
  • 18:30 as 22:30 – Observações Noturnas
  •  

Dia 13

  • 10:30 – Oficina: Saturno no Palito (Livre)
  • 14:30 – Palestra: As Estrelas e Nós / Oficina: Voyager - Uma mensagem para o Universo (Livre)
  • 18:30 as 22:30 – Observações Noturnas

 

Dia 14

  • 10:30 – Curso Exoplanetas (Acima de 14 anos)
  • 14:30 – Oficina: Galáxia no Pote (Livre) / Palestra: Cinco Terremotos que Mexeram com o Brasil
  • 18:30 as 22:30 – Observações Noturnas

 

Dia 15

  • 10:30 – Oficina: Foguetes (Acima de 10 anos)
  • 14:30 – Oficina: Pulseiras Astronômicas (Acima de 12 anos) / Oficina: Espectoscopia (Acima de 10 anos)
  • 18:30 as 22:30 – Observações Noturnas

 

Dia 16

  • 10:30 – Trívia Astronômica (Livre)
  • 14:30 – Oficina: Carta Celeste (Acima de 10 anos) / Oficina: Passeando no Sistema Solar (Livre)
  • 18:30 as 22:30 – Observações Noturnas

Descrição das Oficinas

 

 

 


  • Nome da oficina: A Vida das Estrelas

    Faixa etária recomendada: 10+

    Descrição da oficina: Na oficina de Vida das Estrelas com o Diagrama HR, exploraremos a evolução estelar usando esse gráfico fundamental. Aprenderemos como o diagrama HR representa a relação entre a luminosidade e a temperatura das estrelas, e como isso nos ajuda a entender seu ciclo de vida, desde o nascimento até a morte. Durante a atividade, iremos colar bolinhas coloridas em uma folha de sulfite para montar nosso próprio diagrama HR, que você poderá levar para casa como lembrança dessa jornada fascinante pelo cosmos e suas maravilhas estelares.



     


     


    Nome da oficina: Bolo Geofísico

    Faixa etária recomendada: Livre

    Descrição da oficina: A Terra é um planeta complexo composto por diversas camadas de materiais diferentes, tal como um bolo! Dessa maneira, faremos essa oficina em que os participantes poderão montar um bolo delicioso com ajuda dos monitores para representar as camadas da Terra e explorar a geofísica por trás de nosso planeta.



     


     


    Nome da oficina: Pintando Nebulosas

    Faixa etária recomendada: Livre

    Descrição da oficina: a oficina Pintando Nebulosas, usar tinta, glitter e cartolina preta para criar efeitos que imitam as cores e texturas das nebulosas. Misturar as tintas para criar tons vibrantes, adicionar glitter para um brilho extra e usar a cartolina preta como tela para destacar as criações celestiais. Essa atividade combina criatividade com um mergulho na beleza e mistério do universo.



     


     


    Nome da oficina: Composição dos Planetas

    Faixa etária recomendada: 12+

    Descrição da oficina: Na oficina de Composição dos Planetas, nós iremos falar um poucos dos Planetas dos Sistema Solar, descrevendo algumas características deles, com foco nos Planetas rochosos, usando materiais como lupas e algumas amostras, ensinando a identificar rochas de uma forma geral, discutindo suas origens, seu tipo e processo formação. Com isso, de forma prática, iremos teorizar e demonstrar como foi a formação do nosso Sistema Solar e o que isso sua composição diz sobre sua história no passado, ficou curioso para saber do que é feito os planetas? Será que são parecidos com a Terra? Venha descobrir!


     


     


    Nome da oficina: Bordando Constelações

    Faixa etária recomendada: 10

    Descrição da oficina: Quando olhamos para estrelas do céu conseguimos reconhecer símbolos, conhecidos como asterismos, que formam partes de constelações e se assemelham a objetos, pessoas, ou animais. É muito fácil em nosso céu reconhecer a cauda do escorpião ou o cruzeiro do sul. Nesta oficina iremos montar de forma artística alguns dos símbolos mais famosos do céu, usando de bordados, e os participantes poderão levar de volta para casa seus trabalhos.



     


     


    Nome da oficina: Pintando e explorando os tipos Planetas

    Faixa etária recomendada: livre

    Descrição da oficina: Na oficina para diferenciar planetas gasosos dos rochosos, vamos usar bolinhas de isopor, tinta e algodão para construir nossos próprios modelos. Durante a atividade, exploraremos as características distintas desses tipos de planetas, como composição e estrutura, criando representações visuais detalhadas. Cada participante poderá levar seu modelo para casa, proporcionando uma maneira prática e memorável de entender as diferenças entre os planetas gasosos e rochosos do nosso sistema solar.



     


     


    Nome da oficina: Saturno no Palito

    Faixa etária recomendada: Livre

    Descrição da oficina: Nessa oficina, vamos recriar artisticamente o segundo maior planeta do sistema solar, Saturno. Utilizando materiais simples como palitos, esferas de isopor, tinta e CDs para representar seus anéis, você poderá criar sua própria versão do planeta. Será uma atividade divertida e educativa, onde exploraremos a estrutura única de Saturno de forma criativa e visualmente interessante.



     


     


    Nome da oficina: Voyager - Uma mensagem para o Universo

    Faixa etária recomendada: Livre

    Descrição da oficina: Por milhares de anos o ser humano olhou para o céu escuro e imaginou qual seria seu lugar entre as estrelas, surgiram histórias e lendas sobre criaturas magníficas e heróis corajosos que habitavam o inalcançável. Agora estamos começando a explorar o espaço ao nosso redor e chegando a distâncias cada vez maiores, o céu não é mais o limite. Com isso surge a questão de como nos identificamos em meio ao cosmos, tanto enquanto espécie humana quanto como um planeta cheio de vida. Que mensagem queremos passar para o Universo?

    Nesta oficina iremos montar o disco com esta mensagem, usaremos tinta e muita criatividade para mandar nossa mensagem para o universo e aprender um pouco mais sobre explorações espaciais!



     


     


    Nome da oficina: Foguetes

    Faixa etária recomendada: 10+

    Descrição da oficina: Nesta oficina entenderemos o conceito de dinâmica aplicado ao lançamento de foguetes caseiros. Para isso mostraremos como construir a base de lançamento e como personalizar seus foguetes de garrafa pet. Finalmente iremos lançar os foguetes com o público, onde cada participante terá a chance de disparar seu próprio foguete personalizado.



     


     


    Nome da oficina: Galáxia no Pote

    Faixa etária recomendada: Livre

    Descrição da oficina: Nessa oficina, vamos explorar conceitos de astronomia que caracterizam uma galáxia. Utilizando uma garrafa transparente, tinta, algodão e glitter, você pode replicar a aparência de uma galáxia com misturas de camadas e cores. Misturando tinta com água, esticando o algodão, colocando-o dentro da garrafa e adicionando glitter, criaremos camadas que imitam o cosmos. Repita as camadas até encher a garrafa, ajustando a quantidade de água para criar efeitos diferentes. Essa atividade é uma forma lúdica de entender a composição e a beleza do universo.



     


     


    Nome da oficina: Pulseiras Astronômicas

    Faixa etária recomendada: 12+

    Descrição da oficina: Uma oficina artística que usa a técnica de tecelagem macramê em fio encerado e miçangas de pedra natural.  Cada participante confeccionará uma pulseira representando o Sistema Solar com cada um dos seus oito planetas, onde explicaremos cada um desses planetas ao longo do processo de montagem para que possamos conhecer um pouco melhor nosso próprio sistema planetário. Ao final da oficina, cada participante levará sua pulseira para casa.


     


     


    Nome da oficina: Química das Estrelas - Espectroscopia

    Faixa etária recomendada: 10+

    Descrição da oficina: A luz das estrelas que chega até nós guarda segredos profundos e nós podemos entender como os astrônomos fazem para estudá-las! Nessa oficina montaremos um instrumento chamado Espectrógrafo - composto de um prisma capaz de “abrir” a luz branca em suas cores - que é usado para estudar do que as estrelas são feitas e toda sua química por trás.



     


     


    Nome da oficina: Trivia - Perguntas Científicas

    Faixa etária recomendada: Livre

    Descrição da oficina: Um jogo de perguntas e respostas sobre fatos e curiosidades científicas. Os participantes se reúnem em grupos e competem por prêmios.



     


     


    Nome da oficina: Carta Celeste - Um Mapa do Céu

    Faixa etária recomendada: 10+

    Descrição da oficina: Uma carta celeste é um mapa do céu noturno que usamos para localizar a posição dos astros e constelações em relação uns aos outros. As cartas celestes foram ferramentas importantíssimas na história humana para localização e navegação. Nesta oficina aprenderemos a montar um planisfério que é uma espécie de carta celeste, mas que mostra apenas uma parte do céu dependendo da data e hora escolhida. E mostraremos como usá-la para se orientar no céu noturno.



     


     


    Nome da oficina: Passeando no Sistema Solar

    Faixa etária recomendada: Livre

    Descrição da oficina: Já pensou em quão distante os planetas são? Em quantas Terras cabem dentro de Júpiter? Nesta atividade iremos explorar a escala e as diferenças de tamanho adaptadas do nosso Sistema Solar. Faremos uma caminhada pelo Observatório carregando conosco planetas em escala adaptada, de forma que será possível ter uma ideia melhor de o quão longe as coisas realmente estão no Sistema Solar enquanto aprendemos sobre eles no caminho. Recomenda-se bonés ou chapéus e o uso de protetor solar.



     


     


    Nome da oficina: Curso de Exoplanetas

    Faixa etária recomendada: 14+

    Descrição da oficina: O Universo é extenso…repleto de galáxias. Para cada galáxia, há bilhões de estrelas e para cada uma delas, existe a possibilidade de haver planetas em sua órbita…são os famosos exoplanetas.

    Há quase 6000 exoplanetas descobertos e confirmados até hoje, e mais de 10000 candidatos. Entre os confirmados, o método de trânsito planetário é responsável por 75% deles!

    Neste curso, aprenderemos sobre os métodos de detecção de exoplanetas, principalmente, o fantástico trânsito planetário, construiremos um simples modelo de detecção com a oportunidade de coletar e analisar os seus dados, assim como um verdadeiro astrônomo!